10/06/2017

#Resenha 105, O Muro, do autor Willian Sutcliffe.

SINOPSE: 
Um romance emocionante e uma fábula política e ideológica marcante sob o ponto de vista de uma criança. Joshua tem 13 anos e mora com a mãe e o padrasto em Amarias, um lugar isolado no topo da montanha, onde todas as casas são novíssimas. Na fronteira da cidade, há uma barreira bem alta, guardada por soldados fortemente armados e que só pode ser cruzada através de um posto de controle. Ninguém deve entrar naquele lugar, e quem está lá não tem permissão para sair. Desde pequeno, Joshua sabe que, do outro lado daquela muralha, há um território violento e implacável e que O Muro é a única coisa capaz de manter seu povo em segurança. Desde pequeno, ele sempre ouviu que, do outro lado, havia um território proibido, um lugar violento e perigoso, do qual um garoto como ele deveria manter distância. Um dia, a bola de Joshua cai do outro lado do Muro e, ignorando tudo o que sempre ouviu, ele vai atrás dela e acaba descobrindo um túnel que o leva a uma realidade que jamais imaginou encontrar. Lá ele acaba caindo nas mãos de uma gangue sanguinária, mas a bondade de uma menina salva sua vida. Porém isso acaba desencadeando um ato de extrema crueldade e coloca Joshua em dívida com ela... Uma dívida que ele fará de tudo para pagar.


#RESENHA


Para quem acompanha os noticiários, seja na pela internet ou televisão, sabe sobre os imensos conflitos que ocorrem principalmente na região do Oriente Médio.

Confesso que quando recebi a News da editora para a escolha dos livros, não imaginei que O Muro seria um livro tão profundo como ele é. A história narra de uma forma fictícia, mas carregada de momentos que vemos no mundo real, a vida de uma criança de apenas 13 anos que tem o seu mundo preso ao redor de um muro.

"Com o túnel nas mãos do exército, agora a apenas uma forma de chegar além do muro. em circunstâncias normais, isso é algo que sequer passaria pela minha cabeça, mas não consigo pensar em nenhum outro método e sei que, se não tentar fazer alguma coisa, não conseguirei ir embora com a consciência limpa". (p.276)

Como sempre gosto de falar um pouco sobre a história em si, pois detesto spoliers e por isso sempre evito em minhas resenhas detalhar demais as histórias, darei uma geral sobre minha visão acerca da história.

Primeiramente, você irá conhecer no início do livro, Joshua um menino de apenas 13 anos que vive na cidade de Amarias, um lugar, como cita a orelha do livro, isolada no topo da montanha. Ele perdera o seu pai nos últimos cincos anos, e após desse trágico incidente sua mãe resolveu casar-se novamente, e o seu padrasto é o típico de homem que demonstra sua frieza e insensibilidade com a criança. Embora Joshua não seja apenas um santo, ele tem lá suas crises de encrenca e teimosia.

O autor irá detalhar de forma emblemática toda a visão do garoto, pois a história é contada em primeira pessoa (coisa que amo nos livros, não me importo de não conhecer o outro lado da história) e consegue descrever, relatar e tocar o leitor de uma maneira magnífica.

"É bom ter coisas assim em que pensar quando você está fazendo algo assustador, porque não faço ideia de quanto tempo já estou rastejando, ou que distância percorri, no momento em que minha lanterna ilumina algo branco acinzentado. Paro e estico a lanterna à minha frente, olhando atentamente na escuridão, apertando os olhos para tentar distinguir um formato reconhecível no borrão de cor". (p.26)

Tudo começa quando a bola que Joshua brinca com seu amigo cai do outro lado do muro, e após esse fatídico incidente a vida desse garoto muda completamente. As histórias que circulam sobre o que existe atrás do muro são de arrepiar, violência, pessoas más, fome e tudo mais é descrito e contado para todos os habitantes de Amarias, e por isso ninguém entra ou sai da cidade sem permissão.

Percebi que o autor quis retratar de forma literária a situação que cidades como a Palestina se encontram. Pois todo a pressão que cai sobre aquele povo e sobre os perigos que estão ao redor é muito bem retratado no livro.

Após criar coragem e atravessar o muro por um túnel, Joshua descobre o que existe por trás. Lá ele faz amizade com uma garota chamada Leila que é totalmente diferente do que ele imaginava. Ajuda pessoas que jamais imaginou que existiam, e desperta dentro do garoto conflitos internos que o levam a não desistir.

"Não sei se tenho mais medo do túnel ou do outro lado, mas, quando começo a rastejar, sinto uma nova espécie de medo se estabelecer  dentro de mim (...)". (p.128)

Para você que curte literatura profunda, com reflexões sobre existência, luta por direitos e acima de tudo liberdade, deveria adquirir o exemplar desse livro. Sem contar que a obra possui um excelente trabalho gráfico desde a capa a diagramação do livro. A história é dividida em 5 partes, mas que flui sem problema algum.

Entendam, que apesar do livro ser contato em primeira pessoa, ele deixa uma mensagem e permiti que você, através dos olhos do garoto, entenda tudo o que se passa ao redor, é tocante e profundo ler um enredo onde o autor não poupou sentimentos e descrições que mexem com a nossa alma.


Até a próxima!
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

20 comentários:

  1. Ola
    Bom, eu não acompanho sobre o assunto, então me vejo um pouco perdida. E de qualquer maneira, essa não é uma leitura que chama a minha atenção, pelo menos não no momento. Ainda assim, adorei poder conferir as suas impressões a respeito. Acho ótimo que a história seja contada em primeira pessoa, pois nesse caso faz uma diferença enorme, eu acredito pelo menos. Imagino também que deve ser bem profundo por conta das pressões envolvidas, ainda mais diante das mensagens repassadas né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura bem tocante e emocionante, então claro que já entrou pra wishlist! Faz tempo que não leio um livro assim, que mexe com os sentimentos dessa forma que você descreveu, então espero poder ler logo!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá Tony, tudo bem?

    Cara, esse livro é incrível, eu super adorei realizar a leitura de "O Muro" do autor William Sutcliffe. O livro é tocante e trabalha com nossas emoções, achei interessante e intrigante o choque de realidade pelo qual Joshua vivencia, além do mais o livro trata sobre direito, sobre liberdade, amizade, diferenças culturais e é um livro reflexivo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Eu não tinha lido nada sobre a obra até agora, achei a ideia muito interessante e gosto muito quando o livro nos remete a situações reais, fica fácil assimilar e entender o que se passa na história. Preciso dizer que a capa do livro me lembrou o simbolo da facção amizade da serie divergente rs. Gostei muito da resenha e da dica do livro, assim que tiver uma oportunidade pretendo lê-ló.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tony

    Eu fiquei tentada a solicitar esse livro quando o vi dentre as opções, mas o fato do personagem principal ser uma criança de repeliu, pois não curto muito. Mas eu não desconsidero uma leitura futura, porque gosto bastante de histórias reflexivas, mas preciso lê-lo no momento certo... e não é agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Já tinha visto o livro em algum lugar, mas não sabia do que se tratava. Achei a ideia central bem interessante, e fiquei curioso para saber o que o Joshua irá enfrentar desprotegido pelo muro.
    Adoro histórias profundas, então com certeza essa me atraiu.
    Abraços.

    Livroterapias/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tony,
    pelo que pude perceber em sua resenha esse livro segue rumos completamente diferentes dos que eu imaginei, não estava muito interessa em pegá-lo pra ler, mas agora já começo a considerar essa possibilidade, fiquei realmente bem curiosa para descobrir tudo que está por trás dessa ajuda divina e o que o garoto fará para recompensar Leila por sua intervenção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Gostei bastante da sua resenha, infelizmente não sou fã de livros em primeira pessoa na visão de criança, acho um pouco cansativo, mas gostei de saber que o livro tem uma mensagem bacana e a premissa me chamou a atenção. Quem sabe mais pra frente eu não confira essa história.

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem? Bem pela sua descrição esta história me pareceu ser um drama certo? Já me conquistou por ai, embora eu não goste muito de histórias meio que passadas em tempos antigos, a premissa me pareceu interessante e intensa, gostei sim acho que pode ser que entre na minha lista de leituras deste ano. Parabéns pela resenha, Beijos.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu acho que livros escritos em primeira pessoa fluem melhor. Isso nao incomodaria a mim também.
    Amei a proposta do enredo e acho que é exatamente o tipo de leitura que eu gostava de fazer. No momento, depois de passar por muitas coisas na vida pessoal, estou lendo mais livros voltados puramente ao entretenimento, tipo aqueles romances bem agua com açúcar.
    Mas estou sentindo falta dos meus antigos hábitos se leitura pretebdo retoma-los aos poucos. E esse livro parece ideal para isso.
    Com certeza entrou na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu realmente não conhecia a obra ou o autor, mas achei a premissa do livro MUITO interessante. Não sei se é um livro que eu leria, mas tenho certeza que chamará a atenção de muitos, ainda mais se você recomenda para quem gosta de uma leitura mais profunda. Adorei a ideia do autor, e tenho certeza de que é uma ótima pedida para se colocar na listinha. Parabéns pela resenha e a dica, foram incríveis! ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá Tony,
    Achei muito legal a premissa do livro, pois curto muito obras nesse sentido. Além disso, o livro parece fazer o leitor pensar e isso é muito legal! Acho que ver algo assim pelos olhos de uma criança é um baque que nos pega em cheio e não pode resultar em outra coisa que não amor.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Por mais que eu tenha amado a premissa do livro, infelizmente ele não faz o meu estilo de leitura, mas me interessei bastante pelos pontos que você apontou na resenha e deixarei o nome anotado, quem sabe futuramente saio da minha zona de conforto e realizo a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nossa, lendo a sua resenha, me veio a cabeça de que preciso ler esse livro. Me pareceu ser um drama super carregado, daqueles bem chocantes.
    Primeiro, pelo motivo de ser apenas um menino de 13 anos e que já perdeu o pai, e que têm um padrasto que só demonstra frieza. Fora os outros conflitos...
    Ótima indicação.

    ResponderExcluir
  15. Oii Tony, tudo bem? Gostei da resenha! Eu também adoro narrativas em primeira pessoa, especialmente com narradores crianças, pois é de um inocência e simplicidade que realmente toca a alma. Eu gosto muito da premissa desse livro, me lembra O Menino do Pijama Listrado e um pouco de Jogando Xadrez com os Anjos; dois livros que adorei. Espero ter a oportunidade de conhecer essa história :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Nossa, não conhecia esse livro e nem o autor do mesmo. Sua resenha está muito boa e bem elucidada apesar de você não gostar de spoilers haha
    Pelo que contou a história parece ser realmente bem intensa e interessante para quem curte muito o gênero, coisa que infelizmente eu não faço muito, por isso, vou deixar a sua dica passar por hoje.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Hey!
    Não conhecia a obra, achei bem interessante desde o momento em que li a sinopse, sua resenha me deixou bem interessada em ler a obra, é bom encontrar um livro que mesmo narrado em primeira pessoa deixa uma mensagem, dica notada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Amo livros escritos do ponto de vista de uma criança, principalmente quando se passam em guerras e conflitos.
    Esse enredo me lembrou bastante O Menino do Pijama Listrado, um livro que eu amo!! Espero ter a oportunidade de ler O Muro em breve!
    Amei a dica!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ótimo, fiquei imensamente interessada nessa leitura. Fiquei com a impressão de que se trata de uma história muito tocante, já que o ponto de vista é do menino. Meu palpite é que esse muro seja uma metáfora do amadurecimento. Vou ler a obra assim que possível para ver se confirmo esse palpite.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Livros escritos pelo ponto de vista da criança em geral são maravilhosos.ainda mais em primeira pessoa!
    Achei a premissa maravilhosa e pretendo dar uma chance a leitura mas a frente.porq me atrai este tipo de livro
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS