23/12/2016

#Resenha 101, Zika: do sertão nordestino à ameaça global, da autora Débora Diniz.

SINOPSE: Nordeste do Brasil, dezembro de 2014. Multidões chegam aos consultórios médicos descrevendo sintomas de uma doença misteriosa: manchas vermelhas pelo corpo, coceira intensa, conjuntivite e febre baixa. Cientistas e médicos correm contra o tempo para desvendar o mistério. Tempos depois, mulheres que relatavam ter tido dengue fraca durante a gravidez recebem um aterrorizante diagnóstico no pré-natal: manchas brancas na cabeça e interrupção no desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês. Filas de recém-nascidos com cabeça miúda lotam as maternidades de cinco estados brasileiros.Em abril de 2015 o improvável vírus zika é detectado como o responsável pela doença misteriosa no Brasil. Apenas sete meses depois fica comprovada sua relação com a microcefalia e outras síndromes neurológicas – em recém-nascidos e adultos. Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde decreta situação de emergência global.Entre fevereiro e junho de 2016, Debora Diniz passou temporadas no nordeste brasileiro, convivendo com mulheres comuns, médicos e cientistas; no exterior, de dezembro de 2015 a abril de 2016, participou de grupos de trabalho da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. A partir desse ponto de vista original e de rigoroso levantamento bibliográfico, a autora conta a história da epidemia brasileira que ameaça o mundo. Muito além de informações sobre prevenção, transmissão, riscos do zika para mulheres grávidas, síndrome de Guillain-Barré e outras complicações, a antropóloga revela histórias até agora inéditas na imprensa.



#RESENHA

Esse foi um dos melhores livros que li esse ano.
A autora e pesquisadora Débora Diniz é professora de bioética na UnB e na Fiocruz. Possui um extenso, mas digo extenso mesmo, currículo na área de pesquisa, ensino e produção científica. Possui dois livros publicados pelo selo Civilização Brasileira do Grupo Editorial Record, e Zika: do sertão nordestino à ameaça global é o seu novo trabalho.

Me interessei pela obra assim que recebi a News da editora. Confesso ser super mega interessado sobre a infecção pelo vírus Zika e casos de microcefalia, e quando escolhi a obra tinha 90% de certeza que me encantaria e valeria a pena.
Para vocês terem uma ideia, a autora fez uma pesquisa enorme para a criação desse livro de 191 páginas. São mais de 20 páginas somente de referências bibliográficas. O livro é praticamente uma obra-prima, uma referência para quem pesquisa algo nesse campo.
Ela consegue reunir depoimentos de mães que tiveram filhos com microcefalia, o processo da descoberta da relação do vírus com a doença.
E o mais interessante que achei na obra, é que ela conseguiu contato com todos os pesquisadores e médicos que estavam investigando a Zika aqui no Brasil.
Acabamos encontrando quem foi a responsável pela relação Zika-Microcefalia, uma médica da Paraíba chamada Adriana Melo, e não a cientista que está recebendo o mérito nos jornais e pela Revista inglesa Nature. Juro que fiquei decepcionado quando li as matérias nos jornais, mas tudo isso a autora relata no livro, que a Fiocruz não publicou o artigo com o nome da médica. Eu cheguei à conclusão de que foi, por ser mulher, nordestina e médica de leito de hospital. Algo sem glamour para a ciência. Puro preconceito!
Para quem tem vontade de conhecer como esse vírus chegou ao Brasil e o drama das mães em saber que teriam filhos com microcefalia, não perca a chance.
E na obra você ainda vai conhecer uma mãe que por amor a muitas outras mulheres, ofereceu parte de si para a ciência estudar e descobri a causa da microcefalia.
Para quem se interessar a autora produziu um filme sobre a Zika e Microcefalia. 
Eu só tenho a dizer que a autora está de parabéns!

Resenhado por Tony 
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

6 comentários:

  1. Olá Tony,
    Que bom que o livro te agradou a ponto de ser um dos melhores do ano.
    Ainda não o conhecia, mas não fiquei muito interessada, infelizmente. Acho que não tenho curiosidade nesse sentido.
    Sua resenha está incrível, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia esse lançamento, mas achei incrível um livro que aborde todo esse problema que o mosquito nos causou. Parece ser uma ótima obra e fiquei com muita vontade de conferir em breve também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Achei o tema tratado incrível e bastante enriquecedor, mas realmente não faz meu tipo de leitura, não sei se eu ia gostar tanto assim da leitura. Adorei sua resenha, pelo pouco que vi, deve ser um livro maravilhoso pra quem tem bastante interesse nos assuntos tratados.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Oee! Moro em Salvador, vi diversos conhecidos sofrerem com a doença, infelizmente é um problema bem sério que ganhou proporções enormes. Certamente deve ser um livro enriquecedor. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tony!

    Um tema pra lá de interessante e atual! Nunca me interessei em ler livros como esses, e não por acha-los desinteressantes,mas por nunca parar para pesquisar e pensar sobre o assunto! E confesso que fiquei me perguntando agora " por que não ler algo desse tipo também?".

    Fiquei muito curiosa em saber mais sobre a pesquisa do Zica Vírus, certamente irei colocar esse livro na minha lista!

    Abraços!
    Priscilla Monteiro
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS