22/12/2016

#Resenha 100, Somente a Verdade, do autor José Paulo Cavalcante.

SINOPSE: O novo livro do vencedor do prêmio Jabuti com Fernando Pessoa, uma quase autobiografia.
Em uma espécie de homenagem a Pablo Neruda e seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, os 21 deliciosos contos deste Somente a verdade têm origem no fascínio de José Paulo Cavalcanti pela natureza humana. Os Sanchos e Quixotes que somos. A falecida que convidou amigos para o enterro do irmão, a mulher que sonhava com um beijo e a mãe que decidiu só morrer depois de enterrar o filho são alguns dos personagens e casos presenciados pelo autor em seu escritório de advocacia. Histórias reais, aqui narradas com sabor de ficção literária, sobre a certeza de que a verdade, muitas vezes, é só aparente.









HOJE é mais do que especial! Fecho a centéssima (100) resenha do blog! Sim, em dois anos foram resenhados 100 livros =D

#RESENHA

Trago mais uma resenha de um grande escritor, José Paulo Cavalcanti, vencedor do Jabuti, membro da Academia Pernambucana de Letras, é advogado no Recife e ex-ministro da Justiça. Enfim, o cara é o cara! O autor tem diversos livros publicados, mas o livro Somente a Verdade é o primeiro resenhado aqui no blog.

Somente a verdade é uma coletânea de contos, cortesia do Grupo Editorial Record, composto por mais de 20 contos, escritos por esse homônimo escritor.

Sempre é difícil resenhar antologias e coletâneas, porque como são sempre muitos textos, nunca gosto de selecionar alguns para falar, e a resenha acaba ficando pequena e muitos acreditam que não fica legal, mas é que acho chato escolher um entre tantos bons!

Mas, um conto que me marcou foi: De vida e de morte, nele o autor relata uma experiência presenciada por ele nos anos em que advogou, o caso é de duas famílias, uma rica e outra pobre, que tinham algo em comum, ambas esperavam um filho. O filho dos ricos sofria de uma cardiopatia grave inoperável, viveria só uma semana depois que nascesse. O filho dos pobres era anencefálico, um feto sem córtex cerebral.  O médico das duas famílias era o mesmo, e uma saída foi apresentada, o filho do rico receberia o coração saudável do filho anencefálico do pobre quando nascesse e tudo estaria resolvido....O que você faria nesta situação sendo somente um mero expectador?

Os textos de José Paulo Cavalcanti são todos baseados em fatos reais, só que o autor teve o maior cuidado em alterar os nomes dos personagens, e modificar um pouco a história, para que não fosse possível reconhecer as pessoas verdadeiras.

Ele presenciou tudo como advogado e assistiu os momentos, estava muitas vezes diante de muitas barbáries e outras situações bastante irreais. São contos recheados de humor, ensinamentos, dúvidas, solidão, persistências, decepções, coisas da vida, que acreditamos não acontecer na vida “normal” e sim em livros ou filmes. O autor realmente mereceu ganhar vários prêmios, pois tem um excelente talento para escrever.

Com uma escrita impecável e invejável o autor relata em mais de 150 páginas a essência humana, de coisas, boas a ruins, afinal, ninguém é totalmente santo.

Para quem puder ler, estará se envolvendo com uma excelente obra. Vale a pena conferir!


Resenhado por Tony
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

4 comentários:

  1. Olá!
    Inicialmente tive a impressão de que não acharia o livro interessante (é aquela história: não se deve julgar um livro pela capa e NEM pelo título), mas no decorrer da resenha, ao perceber que se tratava de uma coletânea de contos, a obra chamou minha atenção. Apesar de eu curtir mais contos de terror/suspense, me aventuraria nesse livro.
    Boas Festas e Feliz Natal *-*
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oiee Tony ^^
    Primeiramente: eu achei essa capa incrível! Acho que já tinha visto o livro antes, mas a sua resenha foi a primeira que eu li a respeito. Não sou muito fã de coletâneas e coisas do tipo, mas fiquei curiosa para ler este livor, principalmente por serem histórias reais.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao autor pelo prêmio, deve ser uma emoção grande ganhar o jabuti!! Adorei sua resenha e você me deixou super curiosa por esse livro!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia essa obra e fiquei apaixonada por essa capa...kkkk

    Fiquei super feliz em saber da premiação...que legal!

    Abraços

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS