23/12/2016

Entrevista: Fernando Moraes, autor do livro O que te move?

ENTREVISTA COM O AUTOR FERNANDO MORAES, AUTOR PELA EDITORA NOVO CONCEITO - SELO NOVAS IDEIAS 


Biografia: Fernando Moraes é ativista social e humanista, inquieto e curioso. Cursou Ciências Sociais, Filosofia, Teologia e Direito. É especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais e professor universitário. Já realizou muitos trabalhos no campo missionário em comunidades pobres. Foi Consultor Social da OIKOS Portugal – Cooperação e Desenvolvimento em Angola (Luanda e Huíla), no Projecto Jango, em 2007 e 2008; foi consultor da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) na Bahia e na Amazônia, para projetos sociais e de formação de lideranças no Sertão. Foi ainda Secretário Municipal de Desenvolvimento Social da cidade de Hortolândia (SP). Fernando Moraes é palestrante nos temas cidadania ativa, protagonismo social e comunitário, responsabilidade pessoal, civil e social, voluntariado alterativo, desenvolvimento como conceito de totalidade e pertenci- mento social. (Retirada do site da Editora Novo Conceito)



ENTREVISTA 

1. Seus livros são sempre resultados de experiências dos seus projetos, pesquisas do seu trabalho como professor e humanista? 

Sim. Toda a minha escrita é resultado de estações de vivências. Como diria Paulo Freire, me sinto completamente mediatizado e não imediatizado pelo meio e assim através das experiências, que não são somente minhas, mas de tudo que observo e me sinto parte, vou transformando em texto e reflexão. Entendo que toda pessoa é dotada de uma historicidade social, inclusive no meu novo livro “O Que Te Move? Protagonismo Social, uma Revolução Silenciosa” trato desse conceito, considerando a singularidade como potencial para um bom estado de convivência, onde o pertencimento e reconhecimento do Outro como um igual, é preponderante para se ter uma sociedade embrionariamente harmoniosa em sua essência.

2. Para você qual o maior desafio que teve que enfrentar em seus projetos sociais?
Parafraseando Bertrand Russel, três paixões simples estão enraizadas dentro de mim, e que governam minha vida: a necessidade de afeto, a sede de conhecimento e uma dolorosa comunhão com todos aqueles que sofrem. Digo isso, pois quando se fala em projetos sociais, já se imagina o público alvo dentro de um estado de vulnerabilidade resultante de uma situação econômica desigual, e muitas vezes há um olhar que apenas contempla aquilo que lhes falta e não o que possuem. Sendo assim, o maior desafio que enfrentei e enfrento nessa caminhada, é despertar nas pessoas que não importa a sua condição, seja ela de ordem econômica ou qualquer outra vulnerabilidade, todos possuem talentos, dons, habilidades e potencial para protagonizar grandes mudanças. 


3. Alguma novidade literária para o ano de 2017?
Sim. Em primeira mão para o Dicas Literárias, já estou em fase final de um novo livro. Vou dar uma inovada, se trata de um conto filosófico romanceado. 

4. Como foi a construção do seu livro O que te move?
Como todos os outros livros, tenho uma proposta bem típica de um autor-palestrante, fazer com que o leitor se sinta numa palestra ao transitar pelo livro, o que não necessariamente ele precisa seguir uma ordem de páginas, cada capítulo, estruturado de forma simples e curta, tem a missão de despertar a reflexão e ação da consciência. Mas não tenho como deixar de considerar, que o Livro O que te Move? Foi muito especial escrever. É um tratado filosófico do cotidiano. Me sinto um fiel depositário neste livro, de todos os aprenderes que tenho nessa caminhada.

5. Como é fazer parte do GRUPO EDITORIAL NOVO CONCEITO?
A palavra é acolhimento. Desde o primeiro contato houve muita empatia. Desde o Presidente do grupo, Fernando Baracchini, passando pelo editor, equipe de produção editorial e todas as áreas que atuam para o resultado final, que é o livro pronto. O selo Novas Ideias é uma aposta da Editora para ofertar aos seus leitores uma reflexão daquilo que é humano. E me sinto agraciado por fazer parte da enorme e incrível lista de autores , por isso já estou no terceiro livro publicado pelo GRUPO EDITORIAL NOVO CONCEITO.

6. Você já recebeu mensagem dos leitores sobre como seus livros tem ajudado de alguma forma a vida deles? 
Muitas, e fico muito feliz. Na verdade confesso a vocês que não me sinto um autor de autoajuda, e certamente todos os que já leram os meus livros, e em todas as resenhas publicadas, já de prontidão identificam que os meus conteúdos não tem a proposta de autoajuda. Faço essa confissão não por criticas ao gênero, pelo contrário, acredito que a literatura tem espaço pra tudo que a letra faz captar o imaginário, mas não considero os meus livros nesse formato, pelo simples fato de ser alguém que também precisa o tempo todo de ajuda, e sendo assim, não tenho a pretensão de apresentar soluções através de caminhos já traçados para a felicidade eterna, mas sim trazer uma provocação para o ato de refletir e se perceber como parte de um todo. 

7. O que te move?
Rs... O título do livro já trás a minha provocação filosófica, dentro de uma concepção socrática, coloco a pergunta como ponto essencial da reflexão. Não á toa quando fazemos uma pergunta pra alguém, sempre há um espaço de tempo para que a resposta seja dada.  A pergunta nos trás de imediato o espanto. E acho isso fantástico na proposta de Sócrates. Pois se pararmos para pensar, podemos refletir isso com o fanatismo, que tem por essência privilegiar sempre a resposta, até porque quem está sempre atrás de resposta, certamente já se esqueceu da pergunta. Diria Nilton Bonder, que toda resposta é uma proposta que expressa poder. Por isso uma resposta que valha 1.000 anos é tudo o que um ditador precisa. Seu projeto é sempre destruir a semente que poderia permitir uma nova resposta. A resposta sem a sua pergunta é fechada e intolerante, é a concretização de uma vontade e nada mais. 
Por isso o que me Move é tudo aquilo que me inspira. Que me possibilita através de um imaginário de conquistas, trazer renovação da esperança e em especial um inconformismo, que me movimenta em busca de alternativas diferentes dessa prontidão insuportável que o mundo nos apresenta o tempo todo.

Conheça o site oficial do autor: Fernando Moraes 


Espero que tenham gostado da excelente entrevista que o autor cedeu ao blog. 
Em breve teremos mais uma autor por aqui!

Deixe seu comentário!

Entrevista realizada por Tony
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

26 comentários:

  1. Oi tudo bem? Não li o livro do autor, mas gostei das perguntas feitas e das respostas! Achei bacana ele ter sido bem acolhido na Novo Conceito! Parabéns pela entrevista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oie Tony! Ótima entrevista, adorei conhecer mais sobre o autor!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da entrevista feita pelo blog ao autor, realmente é excelente sabermos a visão do próprio autor sobre o seu livro.Muito legal, Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista, é bom saber em primeira mão pelo dicas literária que o escritor já está preparando outro livro. Excelente.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Esse não é um gênero que costumo ler, mas acho que para 2017 vou incluir nas minhas leituras. Adoro quando vejo entrevistas com os autores, sempre me dá uma visão diferenciada do que esperar da obra, muitas vezes a sinopse não faz jus a obra e ter essa visão por parte de quem escreveu é muito mais esclarecedora.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Adorei poder conferir a entrevista, e confesso que ainda não conhecia o autor e nem suas obras. Não é um gênero que eu leia com frequencia, por isso não estou muito por dentro das novidades. Ainda assim, me chamou a atenção e gostaria de poder conferir a leitura de O que te move? Creio que pode ser muito interessante mesmo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Legal saber dos outros livros que o autor também escreveu, a entrevista está muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Acho tão legal quando um blog consegue uma entrevista assim, é sempre bom saber as inspirações de um autor por trás dos livros. Alias, O que te Move? me deixa super curiosa pelo fato de trazer reflexões, e eu amo esse tipo de livro. Gostei muito de saber um pocuo mais sobre ele, e eu já tinha lido resenhas positivas, só tive ainda mais curiosidade pra ler.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  9. Uau, já vi esses títulos da Novo Conceito mas não conhecia o autor, e adorei conhecê-lo, pelo menos um pouco, ele é bem simpático!
    Não me interesso pelo gênero que escreve, mas é sempre bom conhecer novos autores nacionais!
    Faça mais entrevistas assim!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já conhecia os livros mas não o autor por trás deles e fiquei contente com a oportunidade de conhecer um pouco sobre o seu trabalho e suas motivações. Confesso que o gênero não me atrai muito, mas fiquei interessada no "O Que Te Move?" pelas reflexões que ele contém. Saber que as obras são frutos de experiências do autor também aumenta a minha curiosidade e consequente vontade de conhecê-las.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu não conhecia nada do autor, fiquei bem interessada em um dos livros e vou me informar mais sobre...Acho sensacional quando um autor concede entrevista para um blog, parabéns.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Tony,
    Ainda não conhecia esse autora fundo, apesar de ter ouvido falar de suas obras, obviamente.
    Gostei de conhecer as respostas dele e ele parece ser bastante inteligente e ter pensamentos filosóficos, o que me agradou. Fiquei curiosa para o próximo livro de 2017.
    Muito sucesso ao autor.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Nunca li nenhuma obra desse autor e confesso que nem tenho interesse. Muito legal a entrevista, perguntas bem elaboradas e respostas bem inteligentes, mostrando a visão do autor, gostei.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  14. Olá. Eu achei super legal você fazer uma breve biografia antes da entrevista em si, até porque suas perguntas foram bem focadas a vida dele e aos projetos desenvolvidos por ele que por sinal eu achei bem legal.

    Não sei se gosto do livro do autor por ser um auto ajuda, mas acredito que para algumas pessoas possa ser inspirador.

    Beijos e sucesso em 2017!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Acho muito bacana esses posts que nos apresentam autores nacionais. Achei as perguntas dessa entrevista bem pertinentes. Embora o autor não considere seus livros como auto ajuda eu confesso que pelo estilo dos seus livros achei exatamente que esse fosse o gênero. Não é o tipo de leitura que me agrada mas desejo muito sucesso para ele e que seu novo livro que será lançado em 2017 traga bons frutos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem por aí? =D

    Confesso que não conhecia o autor e nem suas obras, mas fiquei muito feliz em fazê-lo, pois é sempre bom conhecer novos autores, principalmente se forem brasileiros. Gostei do fato dele ser bem inquieto e fazer várias coisas, me identifiquei bastante haha. Parabéns pela entrevista!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Eu já tinha visto sobre "O que te move", e li resenhas positivas a respeito dele... Mas não é um livro que eu tenho curiosidade de ler *-* Ainda assim, os livros do autor parecem ser interessantes, principalmente por conta da carga filosófica que aparentam ter. Gostei de conhecer o Fernando :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu já conhecia os dois livros mas não sabia que ambos eram do mesmo autor, que legal, espero que venham mais novidades mesmo no ano que vem e desejo sucesso as suas publicações, foi ótimo conhece-lo melhor nessa entrevista

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adogo entrevistas, noas ajudam a conhecer melhor os autores, mostrando para o público que eles são gente como a gente rsrs Mas confesso que não conhecia o autor e nem suas obras. Gostei de conhecer. Gosto de leituras do gênero. Fora que as perguntas foram perspicazes e as respostas mais ainda. Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o autor e nem suas obras, mas achei bem interessante a entrevista, mesmo não tendo tanto interesse por livros do gênero. Vez ou outra fico curiosa e se tiver um tema que desperte meu interesse dou uma chance. Vou anotar a dica para conhecer o trabalho dele um dia. Sucesso ao autor!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tony

    Eu não leio o gênero que o autor escreve, mas gostei muito da entrevista. Ele se comunica muito bem através da escrita, dá pra perceber. Espero que esse novo projeto dele seja um sucesso!

    Feliz Ano Novo
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. A entrevista foi incrível e se as respostas bem desenvolvidas do autor já fizeram com que eu refletisse imagina o livro. Eu vou colocar a obra O que Te Move? na minha meta de 2017 no skoob. Concordo com ele em muitas coisas, fiquei realmente curiosa sobre o que ele tem a dizer fora o fato de ele parecer escrever muitíssimo bem.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei interessada nesse conto que ele citou, o autor pareceu muito simpático e convicente nas suas crenças, o que me ajuda a ter uma visão positiva dos livros dele.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Adoro entrevista com autores, oportunidade ótima para conhece mais sobra a obra, como ela iniciou, de onde surgiu a ideia.
    Conheço pouco o autor, li somente o primeiro livro anos atrás, confesso que foge da minha lista de assuntos favoritos, mas sempre que posso dou uma oportunidade a livros nesse temática, ainda mais para os autores nacionais.
    Para minha listinha desse ano, incluir O Que te Move.
    Parabéns pela entrevista.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não conhecia o autor, mas pelo que vi seus livros são todos motivacionais. Já tinha visto um livro dele e gostei de saber que ele escreve baseado nas suas experiências.
    Adorei a entrevista e desejo muito sucesso para o autor.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Primeiro, adorei o layout do blog! rsrs percebi que mudou
    Adorei saber um pouco mais sobre o autor e suas obras através da entrevista e fiquei extremamente intrigada com os planos do autor para 2017 com esse conto filosófico romanceado! Nem sei o que esperar disso!!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS