29/06/2016

#Resenha 79, Um de Nós, da autora Asne Seierstad.

Sinopse:

Investigadora de rara habilidade, correspondente internacional consagrada, Åsne Seierstad passou anos escrevendo sobre as pessoas envolvidas em conflitos violentos ao redor do mundo. Agora, pela primeira vez, a autora de O Livreiro de Cabul dedica-se a reportar o terror dentro do seu próprio país e o faz por meio de pesquisa primorosa e de entrevistas e depoimentos exclusivos e inéditos. O resultado é a reconstrução detalhada e espantosa do maior atentado da história da Noruega, aquele que, em 22 de julho de 2011, vitimou 77 pessoas e impôs as questões fundamentais Como isso pôde acontecer? Por quê? E quem era Anders Behring Breivik, o assassino? brilhantemente enfrentadas por Åsne Seierstad neste livro.





#RESENHA

Antes de iniciar a resenha, tenho que confessar que sou fã dessa autora: Asne Seierstad. Desde que li seu livro O Livreiro de Cabul que me apaixonei pela sua escrita. E mais uma vez a autora norueguesa não deixou a desejar.
UM DE NÓS é um livro muito bem escrito. Uma obra que relata todo o trajeto de um psicopata, de um assassino a sangue frio, Anders Breivik, o responsável pela morte de mais de 77 noruegueses em 22 de julho de 2011.
O livro não é baseado em entrevista com o assassino, nem tão pouco imaginações ou suposições da autora, mas sim uma obra escrita por meio dos relatos, de amigos, do governo, de sobreviventes e principalmente de documentos que contam como foi à vida conturbada de Anders, um homem que desde criança conviveu com uma família turbulenta, morou em lugares péssimos na Noruega, fez amizades ruins, teve sonhos gananciosos.
A história começa com um momento tenso, mortes e tal. Depois a autora vai contando como foi à vida de Anders, desde seu nascimento até o dia fatídico de 22 de julho.
Eu ainda lembro quando esse massacre foi noticiado pela mídia, porém nunca parei para pesquisar a fundo, ou querer saber mais sobre o que levou apenas um homem a tirar a vida de 77 pessoas em apenas um dia.
Além da história de Anders a autora relata várias histórias, pontos que vão se juntando até o fundo de um funil. São imigrantes, amigos, inimigos e família. Algo que achei superinteressante no livro é o fato da autora não ficar presa apenas no personagem principal, ela vai para vários pontos de vista, vários lugares, várias situações para tentar procurar e explicar quais foram os principais motivos que levou esse homem a cometer tal atentado terrorista.
Recomendo essa obra, e confesso, não irão se arrepender. Um livro muito bem construído, uma pesquisa muito bem estruturada e acima de tudo uma descoberta imensa!

Resenhado por Tony Ferr

Deixe o seu comentário 
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

5 comentários:

  1. Oi Tony.

    Resenhar este livro deve ter sido maravilhoso. Eu fiquei bastante interessada nele, pois não conhecia. Vou anotar a dica porque também não conhecia a autora e aproveito para conhecer a escrita dela.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros de não-ficção, talvez seja meu gênero favorito, e esse me deixou curiosa, talvez dê uma chance a ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, parece ser um livro incrivel e quem construido, já que a autora pesquisou e estudou muito antes de escrevê-lo, porém, não faz o meu estilo literário, por isso, não leria, mas para quem curte não-ficção é uma ótima pedida. Por isso, dessa vez deixo passar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Se fosse uma obra de ficção leria com prazer, mas como não é já não tenho interesse...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiee. Parece um livro bem interessante, vou procurar saber mais sobre ele, quem sabe futuramente eu o Leia!
    Bjss, comenta por favor ajudaria muito ^^
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/a-procura-pelo-poeta.html

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS