08/12/2015

#Resenha 60, Uma Praça em Antuérpia, da autora Luize Valente.



Sinopse: 

Após sua estreia literária com O segredo do oratório, sucesso de público e crítica, Luize Valente volta a mergulhar, de maneira ainda mais surpreendente, na história de uma família de migrantes em Uma praça em Antuérpia. Com domínio da narrativa, que vai e volta do ano-novo de 2000 em Copacabana para os anos da eclosão da Segunda Guerra na Europa, Luize reconstitui a desgraça imposta pelo nazismo aos judeus, razão pela qual muitos deles viriam fazer a vida no Brasil. 
Reunindo sensibilidade pelo drama humano e extensa pesquisa histórica, Luize retrata a chaga do nazismo na miudeza do cotidiano, na intimidade das famílias alemães e europeias, com bárbaros desdobramentos em Portugal, no lar de Clarice e Olivia, de onde a narrativa parte para ganhar o mundo e o Brasil. Acompanhamos a fuga de Clarice e seu marido, o pianista judeu Theodor, por grande parte da Europa, sempre um passo à frente da perseguição nazista, fuga que leva parte da família a cruzar o oceano. Como se não bastasse essa narrativa de tirar o fôlego, Luize presenteia o leitor com um final emocionante e totalmente inesperado.


#RESENHA

A narrativa nos conta a vida de Clarice e Olívia, quando nasceram sua mãe morrera no parto das meninas gêmeas idênticas. Seu pai amava demais sua esposa, a mãe das crianças, culpara as recém-nascidas pela morte da adorada. Clarice e Olívia cresceram, sem a afeição do pai, mas com a dedicação da avó e da criada da casa Lina; que ficou no desempenho de mãe das pequenas. 

Ambientado nos dias de hoje por volta do ano de 2000, e durante a Segunda Guerra Mundial quando os países eram invadidos pelo exercito alemão, o livro conta a saga de duas irmãs portuguesas, Olívia e Clarice de seus maridos e filhos. Olívia se casa com um português filho da criada da casa; e acaba vindo para o Brasil. Clarice então matrimoniar-se com um judeu alemão e comunista e vai morar em Antuérpia uma cidadezinha da Bélgica. 

As duas vivem felizes e em paz com seus maridos e filhos, até que a guerra começa, pois o terceiro Reich estava ocupando cidades vizinhas e a Bélgica é envolvida. Para sobreviver ao nazismo, à família de Clarice conta com o auxílio de um membro do consulado português, um diplomata. A família recebe o visto para poder sair do país, porém, ao chegar à fronteira de Portugal os soldados nazistas está lá, entre eles um soldado português que se apaixonou por Clarice, porém ela não retribuiu esse amor, assim estas pessoas foram unidas em um destino trágico que as esperava naquela fronteira. 

Destino que vai transformar e marcar a vida das duas irmãs continuamente, isto por motivo de um segredo que só será revelado aos queridos leitores “sessenta anos depois” desses fatos decorridos no livro. É uma história de drama, amor, ódio, suspense e muita emoção do começo ao fim deste romance.

A capa do livro é muito bonita, e para quem acha que a história só é isso está enganado. Luize Valente soube criar uma atmosfera perfeita com uma escrita impecável. A autora está de parabéns pela produção da obra e espero ler outros títulos dela em breve!

Resenhado por Lidiane
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

4 comentários:

  1. OLA GALERINHA..

    Parece ser um livro ótimo, vai para minha lista de novas aquisições..
    Excelente resenha..

    Bjs

    Rô Mierling

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha deixa qualquer pessoa querendo ler o livro!! Mesmo não tendo tantas afeições por livros que falam da guerra na história esse parece-me ser um maravilhoso livro. Já quero ler, e parabéns pela resenha amigoo!!

    ResponderExcluir
  3. oi Lidiane,

    A história parece ser interessante, mas não sei se leria, já que não é do gênero que mais gosto; fantasia. Enfim, parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS