04/07/2015

#Resenha 37 - Ísis Americana: A vida e a arte de Sylvia Plath, autor Carl Rollyson

Título: Ísis Americana- A Vida e a Arte de Sylvia Plath
Autor: Carl Rollyson
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 392
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione a sua estante!

Leia um trecho no site da editora.

Sinopse: Ísis Americana - A vida e a obra de Sylvia Plath assumiram proporções lendárias. Educada na Smith College, uma faculdade particular de artes para mulheres, a escritora norte-americana manteve um relacionamento conflituoso com a mãe, Aurelia, e, após o casamento com o poeta Ted Hughes, foi absorvida pelo redemoinho da consagração literária. Seus poemas foram disputados, rejeitados, aceitos e, por fim, aclamados por leitores de todo o mundo.


   O que falar desse livro? Eu me indaguei muito quanto a isso, não por não ter o que falar, mas por não conseguir facilmente compilar tanta informação sem dar spoilers. Eu nunca li uma biografia antes e sou sincero a dizer que não sou fã, porém me surpreendi com o quão interessante é esse gênero, principalmente se você possui algum apresso pela pessoa biografada.
   Com essa biografia da grande escritora americana Sylvia Plath (1932-1963), o professor Carl Rollyson tinha o objetivo de apresentar a célebre poetisa em sua essência mais humana, sem julgamentos íntimos, pois as outras biografias da autora são repletas de interpretações fundadas em meras especulações gerais. Plath, além de grande escritora, é dona de uma história de vida brilhante e conturbada, que consiste de grandes escritos, prêmios e fama, mas também de depressão, divórcios e suicídio. Vários livros já foram publicados sobre sua vida e obra, no entanto esse possui O diferencial, em razão de estar fundamentado em novos materiais deixados pela autora, como diários e outros textos, e entrevistas de pessoas íntimas. O biógrafo alcançou seu objetivo com maestria.


   Estou me controlando para não dar spoilers da história kkkkkk. Mas enfim, o livro é um prato cheio para os admiradores dessa escritora. A diagramação está muito bem feita, a vida de Plath foi bem dividida levando em conta suas transições etárias, mudanças pessoais e também seu crescimento intelectual. A biografia aborda momentos e características da infância de Plath e sua forte relação com o pai Otto Plath que inspirou o amor da escritora pela literatura, do seu início na produção de contos e poemas, da sua passagem brilhante pela escola e universidade, bem como o início do seu destaque no mundo literário a partir do seu talento e das amizades que foram firmadas, seu estágio como editora em Nova York (uma passagem bem divertida no livro), e não posso esquecer a Sylvia romântica kkkk, os conflitos do coração dessa poetisa são hilários, vemos o relacionamento dela com vários rapazes e também o sofrimento em seus dois casamentos.
   Enfim, você que deseja conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre a vida de Sylvia Plath deve colocar esse livro em sua wishlist, você se surpreenderá! A editora Bertrand Brasil, nossa parceira, ainda teve um belíssimo cuidado com as fotos de momentos da vida autora, isso mesmo \o/ FOTOS INÉDITAS \o/, imprimindo-as em um papel fosco diferenciado. O livro está lindíssimo. Até a próxima e boas leituras pra vocês lindos!
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

2 comentários:

  1. Oi Gabriel,

    Também não leio biografias. As únicas que tentei ler, não me agradaram, prefiro um livro de histórias mesmo, mas creio que se fosse alguém por quem tenho certo apresso, poderia ser que gostasse. Sei lá.
    Parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  2. Parace ser um bom livro, colocá-lo-ei na minha lista!

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS