29/07/2014

Entrevistando o seu autor!

Continuando nosso quadro Entrevistando o seu Autor! Trazemos mais um nome da nossa literatura nacional, a escritora Shirlei Ramos, autora dos livros A Missão de Anabel e Atração Explosiva. Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre nosso talento nacional. 

Entrevista


1. Dicas Literárias - Quem é você?

Shirlei - Uma mulher de 37 anos super-mega-ultrarromântica (com toda essa intensidade mesmo – enxergo romantismo até em comercial de margarina (risos)), que divide seu tempo entre as carreiras de escritora e revisora de textos e que não consegue imaginar um dia sem ler, pelo menos, um capítulo de algum livro – ou seja, uma bookaholic assumidíssima.

2. Dicas Literárias - Quando você começou a escrever suas histórias?

Shirlei - Bom, eu sempre amei escrever. Lembro que aos nove anos eu peguei algumas folhas de sulfite e fiz uma adaptação de um dos gibis da Turma da Mônica (aliás, eu era fanática pelos gibis da Turma da Mônica!), com direito a ilustrações e tudo mais (risos). Porém, só comecei a me dedicar a colocar no papel as histórias românticas que brotavam em minha imaginação, desde o começo da adolescência, por volta dos dezoito anos. E passei quase vinte anos escrevendo histórias curtas de amor em cadernos, sem mostrar para ninguém. Até que em 2013 tomei coragem, escrevi meu primeiro romance – A Missão de Anabel – e decidi publicá-lo na Amazon.

3. Dicas Literárias - Qual a maior dificuldade que você achou para dar início a sua carreira literária?

Shirlei - Obter resposta para os originais que enviei às editoras. Na verdade, em dez meses, ainda não recebi nenhum tipo de resposta de nenhuma editora (risos). Mas eu me considero muito abençoada nesta carreira, pois recebi o apoio e a ajuda de tantas pessoas maravilhosas desde que decidi ser autora independente que qualquer dificuldade ficou para trás.

4. Dicas Literárias - Existe alguma proposta editorial de pé para o lançamento de Atração Explosiva?

Shirlei - A publicação de Atração Explosiva está ainda meio nebulosa. A única certeza é de que o livro será publicado. Só ainda não sei dar detalhes sobre a data e a forma como ele será lançado. Como passei por alguns problemas de saúde, estou ainda em fase de finalização da obra.

5. Dicas Literárias - Como está sendo publicar seu livro na plataforma do Wattpad? O retorno das leituras e Feedbacks dos leitores tem contribuído para o crescimento de sua carreira?

Shirlei - Estou simplesmente amando a experiência de publicar no Wattpad. Jamais imaginei que fosse alcançar tantos leitores, afinal faz menos de um ano que eu ingressei na carreira de autora profissional. Ainda parece um sonho quando vejo que Atração Explosiva tem mais de oito mil estrelas! Mas muito além de ter leitores que curtem o que escrevo, tenho pessoas queridas que me ajudam a escrever a obra. Eu costumo dizer que tenho dezenas de leitores betas. Graças a essas pessoas acrescentei muitas coisas no enredo e também aprimorei bastante minha escrita desde A Missão de Anabel. Só tenho a agradecer infinitamente a todos que me acompanham no Wattpad.

6. Dicas Literárias - Como você vê hoje a literatura nacional? Acredita que os leitores estão dando mais credibilidade aos livros de autores brasileiros?

Shirlei - Estou tão otimista! É claro que ainda existe muito preconceito dos leitores em relação à literatura nacional contemporânea, infelizmente. E também existe a dificuldade de ser publicado por uma editora grande. Mas vejo tantos novos leitores chegando, tanta gente entusiasmada por autores e livros nacionais que é impossível não acreditar que nossa literatura tem ganhado muito espaço. Fico sempre muito feliz quando vejo a timeline do meu Facebook bombando com leitores em grupos específicos para debater ou indicar livros que leram no Wattpad e também incentivando o autor a publicar sua obra.

7. Dicas Literárias - Mudando o rumo das perguntas, gostaria de saber sua opinião a respeito das grandes livrarias do nosso país. Você sente que há pouco espaço, nas vitrines das grandes livrarias para os livros nacionais?

Shirlei - Eu acredito que a realidade nas grandes livrarias para a exposição dos livros nacionais tem mudado. Pelo menos, em todas as livrarias nas quais entro vejo livros nacionais contemporâneos em exposição. O problema é a quantidade. Claro que ainda o livro estrangeiro traduzido domina todos os cantos da livraria. Mas eu acho que, conforme a literatura nacional cresce, a tendência é um crescimento de exposição dela também nas livrarias grandes.

8. Dicas Literárias - Quais conselhos você daria para um escritor iniciante?

Shirlei - O primeiro conselho de todos é ler – ler MUITO, ler DEMAIS. Todos os tipos de livros; seja ficção, seja não ficção. É através da leitura que ampliamos nosso leque cultural e conseguimos nos expressar de forma consistente e coerente. O segundo é escrever – escrever MUITO, escrever DEMAIS. Quanto mais escrevemos, mais aprimoramos a escrita. Parece algo óbvio, mas eu acho importante falar sobre isso. O terceiro conselho é estudar a fundo a língua portuguesa. Ter o domínio pleno do idioma é essencial para escrever um livro bom e atrativo. E o último conselho é ter paciência, muita paciência mesmo. As coisas acontecem bem lentamente na carreira literária. A maior parte dos autores veteranos levou anos para atingir um grande número de leitores e ser reconhecido no mercado editorial.

Onde encontrar a autora?

Facebook
Wattpad
Grupo no Facebook 

Sobre seus livros


Uma carta a conduziu à jornada mais transformadora de sua vida... e ao encontro do amor. Anabel desistiu de todos os seus sonhos quando o pai morreu há cinco anos. Na mesma época em que ela foi obrigada a assumir o posto de chefe da família e decidiu exterminar sua personalidade impulsiva e efervescente. Aos 25 anos, ela é uma garota equilibrada (na maior parte do tempo), trabalha numa empresa de consultoria empresarial, como "secretária-babá" do seu Nilton, tem que lidar com a mãe egoísta e manipuladora e tenta impedir que seu namoro morno entre no status: gelado ao extremo. No entanto, a vida de Anabel está prestes a sofrer uma reviravolta. Isso porque ela encontrou uma carta antiga no meio das coisas da avó recém-falecida. Essa carta promete levar nossa protagonista para a maior aventura de sua vida. E parece até mesmo que um novo cara bagunçará seu coração. Um cara alto, forte, carinhoso... enfim... A Missão de Anabel é um romance recheado de cenas românticas, humor e lições preciosas de como não desistir nunca dos próprios sonhos. 

Link do Livro no Wattpad:

Clique aqui















Deixe seu comentário!

Entrevista realizada por Tony Ferr.

Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

4 comentários:

  1. Tony, sua postagem ficou muito linda! Fiquei emocionada com seu capricho em tudo. Mais uma vez, super obrigada por todo carinho com que você me tratou e pelo interesse por meu trabalho <3

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista, foi maravilhoso conhecer um pouquinho mais dessa autora tão querida e talentosa. Parabéns ao blog também por incentivar a literatura nacional.

    ResponderExcluir
  3. A Shi é uma autora maravilhosa. Sou muito fã dessa mulher tão talentosa, meiga, romântica e batalhadora. Amei a entrevista!
    Ah, e parabéns pelo blog!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia ela nem os títulos! Já me identifiquei com o ultra romantismo haha *-*

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS