23/05/2014

#Resenha 16 Os 13 porquês, do autor Jay Asher.

Resenha - OS 13 porquês, Jay Asher


Os 13 porquêsTítulo: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256


por Manuela de Lima

"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play."

Sabe aquele livro que esbanja mistério e te prende na história até você desvendá-lo? Jay Asher conseguiu essa façanha com os 13 porquês. Clay Jensen é um estudante que leva uma vida normal. Um dia, ao voltar da escola, ele recebe uma misteriosa caixa com fitas cassetes. Movido pela curiosidade, ele escuta a fita com o número 1 e percebe que as gravações foram feitas por sua colega de classe, Hannah Barker, que havia cometido suícidio duas semanas antes.

Nas gravações ela conta os motivos que a levaram a esse fim trágico, sem ter medo das consequências (até porque não haveria consequências para Hannah). Para garantir que isso chegasse aos ouvidos de todos aqueles que constribuíram para sua decisão, Hannah impõe uma regra. Caso a corrente seja quebrada, as fitas serão divulgadas em público, o que não é interessante para ninguém. Clay simplesmente não consegue entender o motivo de receber essas fitas. Ele gostava de Hannah,mas não tinha muita aproximação com ela. 

Os capítulos são divididos de acordo com cada lado da fita que Clay está ouvindo. Há também um mapa, no qual podemos acompanhar a trajetória de Hannah. Jay Asher foi extramamente original ao usar fitas cassetes, ao invés de algo moderno. Outro fator importante é a escrita do livro, que mostra a gravação de Hannah e as reações de Clay ao que está sendo escutado, simultaneamente. A parte mais esperada no livro, sem dúvida, é a fita em que Clay é mencionado.O autor não quis falar sobre suicídio, mas sim sobre bullying e suas consequências na vida do adolescente.

Confesso que por um momento, acreditei que Hannah estivesse... pregando uma peça em todos que a fizeram mal. Em outro momento, me senti como a Hannah. E no fim, foi um misto de emoções que me deixaram bastante pensativa e me levaram a rever algumas coisas do meu dia-a-dia: como uma brincadeira pode mudar a vida de um adolescente para melhor ou para pior. Apesar do livro trazer um desfecho impactante, recomendo a todos. 

Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

3 comentários:

  1. Oii tudo bem??
    Esse livro é muito bacana, até gostei do mapa no livro haha
    Vim aqui como visita e o blog é lindo!! <3 tenho um blog novo literário poderia fazer uma visita? Obrigada! Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Esse livro está na minha escola para alugar mas ainda nao criei coragem para lê-lo!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/a-filha-do-sangue_26.html

    ResponderExcluir
  3. Já quis muito ler esse livro, mas a vontade foi meio que passando hahaha. Gostei da resenha e o que mais curti foi saber que o final é mesmo impactante - coisa que eu adoro. Acho que me "desinteressei" um pouco pelo livro porque fiquei com aquele receio de ser algo adolescente demais, no sentido de a leitura não ser forte o bastante. Enfim, bateu curiosidade de novo, mas ainda não tenho planos de ler o livro.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS