23/05/2014

O drama: essência importante num romance romântico.

Algumas pessoas não leem de forma alguma, e não sentem nenhum remorso com uma história dramática. Eu, particularmente, sofro quase igual ao personagem. O drama na literatura é algo muito velho, não surgiu ontem. Nos livros de Joaquim Manoel de Macedo e José de Alencar encontramos esse toque típico de um livro de amor. Citando nomes de autores atuais, temos o mestre do romance como Nicholas Sparks, a autora best-seller Nora Roberts, autoras nacionais como Adriana Brazil, Tammy Luciano, Lu Piras, enfim, muitos autores usam do drama a sua essência na hora de escrever algum livro.

Acho que seria um pouco difícil num livro de amor não ter drama, até por que a maioria dos livros românticos são criações de algo que o autor passou, ou viu em sua vida, e é claro teve que ter algum drama nisso tudo! Eu quando estou escrevendo meus romances e contos, a primeira coisa que imagino antes de escrever é: o que eu coloco para apertar o coração desses leitores e derramar algumas lágrimas? Com toda certeza acho que num romance bem feito, tem sua essência no drama que o autor construiu dentro da trama. Algo é necessário para dar um desfecho e muita das vezes o drama é a essência principal desse fim.



Alguns livros são inteiramente feitos de puro drama. Nossa! Tem horas que quando lemos ficamos mais depressivos do que realmente tristes com algo que aconteceu com o personagem. Não é necessário matarmos um personagem estrangulado na frente de quem ele ama, ou colocar uma pessoa em cima da cama de um hospital morrendo de câncer o livro inteiro, não, não é necessário, tenha certeza. O drama que o romance romântico carrega faz parte de todo o desenrolar da história, não venha dizer que você não percebeu isso quando leu Um Amor para Recordar? Claro que sim, o autor deixou isso de uma forma muito clara, a presença do drama ali na história, na vida dos seus personagens era evidente. Mas foi surgindo aos poucos, a cada capítulo que você lia a história transmitia algo e no final, nossa nem preciso dizer.


Algo que muita das vezes percebo ao ler um livro romântico é a falta do drama no desenrolar da história. O enredo é bom, é bem feito, mas ficou algo meio que vazio. É essencial colocarmos algo no livro quando produzirmos, que toque o leitor ou chame sua atenção para determinada ação que o personagem sofreu ou passou. Acredito que num livro com tantas páginas não ter um momento dramático, foi perca de tempo em escrevê-lo, por que estou dizendo isso? Simples, pelo fato de que até hoje o que sustenta o romance romântico no mundo literário, (acredito eu) fora a inspiração e criatividade de criarem histórias originais, é o drama, a forma de transformar um personagem em alguém real, algo que possamos ler e imaginar, puxa esse parece com alguém que eu conheço, parece comigo, creio que não há algo melhor que isso. Então se você pensa em escrever um romance romântico, mas não sabe contar nada dramático, nada que mexa com os sentimentos bons do leitor, sua área da escrita não é essa.


Até a próxima semana!
Abraços,
Tony Ferr
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

3 comentários:

  1. Tony estou adorando suas colunas, parabéns!! Parece que essa você fez diretamente para mim!!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Tatiane!! Beijos!

      Excluir
  2. Tony, concordo inteiramente com você. Histórias mesmo que não seja românticas tem que ter um tom de magia. Aquela que o leitor começa e não para até ver o fim. Eu sou assim, se começo ler um livro tem que me prender, caso contrário não passo da quinta página. Outra coisa que estou procurando colocar em meus livros, detalhes que não levam a um objetivo nas escritas. Não vou sitar, mas existem muitos companheiros do mesmo ramo que já tentei ler o que escrevem, não consigo. Tem muitos bla, bla, blas, sem necessidade. Forte abraço. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS