11/04/2014

Entrevistando o seu Autor!

Continuando nosso quadro Entrevistando o seu Autor! Trazemos mais um nome da nossa literatura nacional, o querido escritor Edson Gomes, autor dos livros Psíquico - Muito Além da Justiça dos Homens, O Último Lampejo do Crepúsculo - Uma Viagem ao Subconsciente, Yin & Ying - A Batalha dos Opostos, O Brilho do Seu Olhar, antologias e cinco anuários literários. Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre nosso talento nacional.


Biografia (skoob)

Edson Gomes é jornalista nascido no Rio de Janeiro e tem várias obras editadas em Antologias Literárias, tais como os contos: Papo 750; Depoimento a Deus; A Doença Benigna; De Quatrocentos ou Cem? e Os Órfãos de Renato. Romances, ele tem dois publicados: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos (Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999); O Último Lampejo do Crepúsculo – Uma Viagem ao Subconsciente (2009). Em 2012 será lançado o livro Psíquico - Muito além da justiça dos homens.



Leia com carinho, por que foi com carinho que ele nos contou tudo isso!!


1.  Dicas Literárias - Quem é você?


Edson - Eu me chamo Edson Gomes, sou carioca, brasileiro de paixão, escritor, jornalista, dramaturgo e grande amante da vida. Comecei escrever as minhas primeiras histórias aos 11 anos de idade. Assinei o meu primeiro contrato literário em 1996 aos 30 anos, com o conto intitulado Papo 750. De lá para cá, nesse tempo de carreira literária, são 6 antologias e 4 romances. 

2. Dicas Literárias - Qual a maior dificuldade que você achou para dar início a sua carreira literária?

Edson - Bem, na década de 90, tudo era mais difícil. Primeiro, não existia a internet que temos hoje. Para dizer a verdade, a internet era um sonho distante e quase intocável. Todo mundo falava muito dela, mas ninguém sabia bem o certo o que ela iria ser.

Eu só consegui publicar, porque fui na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 1995 e peguei uma ficha proposta em um estande da Litteris Editora. Ela era a única que mostrava interesse em publicar novos autores e deixava essas fichas bem visível de todos que foram ao grande evento literário.

Depois de participar das antologias literárias, lancei o meu primeiro livro solo: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos. Ele foi escrito em 45 dias. Eu passava de 12 a 15 horas por dias escrevendo, porque precisava aproveitar as minhas férias na firma em que trabalhava. Porém, o universo conspirou ao meu favor e eu o lancei na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999. Um milagre para época, um autor desconhecido ter sua noite de autógrafo em grande evento como aquele, sem redes sociais e sem blogs divulgando.

Hoje está muito mais fácil e ágil, basta saber como utilizar a web a seu favor. 

3.  Dicas Literárias - Como foi a recepção dos seus livros pelo público?

Edson - Graças a Deus, eu tive mais recepções positivas do que negativas. Faz parte de quem lida com a vida artística, sempre haverá alguém que não gosta do que a gente escreve.  Com estes, eu tento aprender e mudar onde deve ser mudado, para abranger mais leitores positivos.

4.  Dicas Literárias - Qual será o seu próximo lançamento?

Edson - Isso ainda é uma incógnita, pois estou na busca de uma nova casa para publicar os meus novos trabalhos, mas assim que eu tiver algo de concreto, divulgarei com o maior prazer.

5.  Dicas Literárias - Qual sua opinião sobre o marketing que as editoras fazem para os livros nacionais?

Edson - Para quem não tinha nada no passado, eu acredito que as editoras estão fazendo isso aos poucos e isso é muito bom. As editoras de outrora, que faziam careta para os autores nacionais, estão começando a perceber que há um bom potencial literário dentro do Brasil. Aos poucos as portas estão se abrindo. O momento é bom e os novos autores devem se preparar com cursos e livros de especialização em construção de enredos. Um editor me confessou uma vez, que estão a procura de algo novo.

6.  Dicas Literárias - Você acha que os meios de comunicação de grande circulação, ou até mesmo, o próprio governo, deveriam criar prêmios em diversas categorias para os escritores nacionais? Exemplo: um Oscar Literário.

Edson - Existem prêmios literários semelhante ao Oscar. Eu participei em dois deles, com o meu livro Psíquico em 2013: Jaboti e Portugal Telecom de Literatura. Há prêmios literários, por governos estaduais. Quem quiser participar de algum, precisa pesquisar na internet e tentar a sorte.

7.  Dicas Literárias - Para você o que ainda falta na carreira de um autor nacional?

Edson - Profissionalismo. As vezes, as pessoas leram vários romances e decidiram de uma hora para outra ser escritor sem ao menos saber, que é uma profissão muito puxada e pouco remunerada.
Outros inflam o ego, só porque publicou o primeiro livro. O respeito aos outros escritores e blogueiros são essenciais para começar a carreira bem. Ignorância nesse meio literário não cola.
Outra coisa que os futuros escritores esquecem é a qualidade de seu trabalho, tanto na ortografia, quanto no enredo a ser contado. Já disse antes, que cursos e livros de especialização de escrita criativa fazem muito bem a carreira. Lançar um livro é um projeto e ele precisa ser feito com seriedade. Nunca se esqueça, seu nome vem escrito na capa.
Outra coisa muito importante é saber divulgar o seu trabalho, sem obrigar os outros a lerem. Já vi muitos autores marcarem uma multidão nas redes sociais, como se fosse obrigação lê-lo. Eu acho isso muito chato, porque invade o espaço do outro.

Deixe uma mensagem para os seus leitores!

Bem, primeiro quero agradecer ao Blog Dicas Literárias, por expor os meus trabalhos e minhas opiniões e um abraço forte em todos os leitores que nos acompanharam até aqui.

Onde você pode encontrar o autor!

Facebook: https://www.facebook.com/edson.gomes.353?ref=tn_tnmn
Twitter: https://twitter.com/edson_gp
Site do autor:Site oficial do autor
Site: http://edprod.wix.com/psquico
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/164913
Skoob Psíquico: http://www.skoob.com.br/livro/207699-psiquico
Booktrailer de Psíquico: http://www.youtube.com/watch?v=ZKsvkDCq-SE
O livro O Brilho do Seu Olhar no Wattpad: http://www.wattpad.com/story/4620477-o-brilho-do-seu-olhar

Um pouco sobre seus livros!



PsíquicoSinopse: Um poderoso médium tentando compreender seu próprio dom. Um espírito buscando a justiça divina. E uma conspiração macabra que os uniu em um mesmo caminho.













O Brilho do Seu OlharSinopse: Uma mulher decide não mais se relacionar com ninguém, depois de uma traição extraconjugal,mas um homem consegue quebrar o gelo do coração dela.














Sinopse: Uma guerra de outra dimensão é travada por aqui.Sedução, morte,destruição fazem parte dessa batalha onde lutam as forças opostas Yin & Yang.
Um menino rebelde,uma professora ginasial, um velho mestre japonês, ex-combatente da Segunda Guerra, e um delegado de polícia são as únicas pessoas capazes de refrear ou amenizar os estragos feitos por esses dois guerreiros imortais.
Yin & Yang - A Batalha dos Opostos levará os seus leitores à mais aterrorizante, eletrizante e empolgante batalha já travada na eternidade.
Que vença o melhor!







Sinopse: Alice, filha do ministro da justiça, fez regressão por conta própria depois de ter levado um choque emocional no casamento e ficou aprisionada no passado dentro de sua mente. Aqui no mundo real, mesmo com a influência política do pai e do dinheiro que possui, não foi possível traze-la de volta de seu estado vegetativo de vida.
Foi quando o ministro descobriu um doutor psicólogo e psiquiatra PHD que em seu tratamento experimental poderia trazer Alice de volta ao nosso tempo. Com o tratamento intitulado: Regressão Programada a Dois, o doutor Felipe Abraão Couto, consegue fazer duas pessoas se encontrar em um passado baseando-se em cálculos matemáticos do nome da pessoa, idade e data de nascimento.
Só que o doutor Felipe depois de muito sofrer procurando pessoas compatíveis com Alice acabou encontrando a única pessoa que realmente podia salva-la a tempo de ficar presa totalmente no subconsciente: Lucas Di Paula, um assassino que cumpre pena em um presídio na cidade do Rio de Janeiro.


O Dicas Literárias agradece ao autor Edson Gomes por ter nos concedido essa querida entrevista, não hesite em comentar!!!  


Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

4 comentários:

  1. Novamente, obrigado pela oportunidade de apresentar o meu trabalho, Tony.

    Um grande abraço.

    Edson Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer fazer essa entrevista com você Edson!!

      Excluir
  2. Oie! Adorei a entrevista! E me interessei pelos livros! Vou dar mais uma pesquisada!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tony.

    Conheço o Edson, mas devo confessar que ainda não li nenhum livro dele rs.
    Bom, parabéns pela entrevista e por seu trabalho, pois como já lhe disse ele é muito importante.
    Adorei saber mais do Edson.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS