04/03/2014

Você concorda?



Olá leitores, hoje trago para vocês, um tema pouco abordado no nosso país, literatura nacional, não tão pouco, mas não tanto quanto deveria ser. Os nossos autores nacionais não tem o valor que merecem, a mídia que governa não se importa em divulgar e levantar a bandeira dos nossos talentos nacionais. Então eu achei uma ideia mais que genial, que um blog criou, para parabenizar nossos queridos autores. 

Vocês já ouviram falar do Oscar Literário? 

Pois é esse acho que não. Se ficou curioso em saber clique aqui: http://goo.gl/c8D5Z1

Mesmo com pouca divulgação eu gostei bastante da ideia que eles tiveram de criarem esse prêmio para a literatura, tanto nacional quanto internacional. Mas o que todos os autores,  ou até mesmo leitores, desejam verdadeiramente é ver o Ministério da Cultura ou a Academia Brasileira de Letras se manifestarem e criarem algum prêmio de grande porte nesse país. Gente, lá fora os autores recebem honras, aqui o que muitos recebem é machete em jornais locais. 

Uma coisa é certa, nossa literatura ainda não é encontrada em todos os países, por culpa do próprio governo. Pessoal essa Academia serve para que? Creio que para nada. Por que não se juntam e mostram aos outros países o que temos de melhor? Seria pedir demais? Creio que não.


Um prêmio que admiro muito é o Codex de Ouro ( clique aqui: http://goo.gl/XEz7ge), onde ano passado a nossa querida autora Lycia Barros ganhou, tendo o seu livro A Bandeja como o melhor livro nacional categoria romance. Agora até mesmo esse prêmio não tem divulgação, nas grandes redes sociais, canais de televisão, onde você já viu a Rede Globo ou a Record anunciarem isso? Nunca.

Enfim, espero que vocês entendam minhas críticas e opiniões, por que creio que tudo que falei é verdade, basta apenas abrirmos os olhos e mexermos nossas mãos para que algum dia nosso país seja considerado um país de leitores.
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

12 comentários:

  1. Oi, Tony.

    Acho o máximo o óscar rs e quem sabe um dia você ganha hahahaha penso que nós temos que dar mais valor ao que é nosso. Mas as editoras tem que mudar o ponto de vista delas e dar mais lugares, ao invés de fazer o que faz.

    Beijos Fê :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Fê, as editoras tem culpa em boa parte disso.

      Excluir
  2. Acho que você esta super certo, mas acho também que leitores tem culpa também, porque entram em uma livraria e comprar 10 livros 1 deles será nacional e olha lá.. Eu resenho em meu blog como prioridade os autores nacionais e dou muita força aos que estão começando com divulgações. Você entra em grupos literários no face e a galera só comenta de livros gringos eu perco até a vontade de conversar porque meu papo pra eles com certeza será chato.Outro dia vi um leitor falar que literatura nacional é chata e monótona, por aí você vê onde estamos chegando.
    abraço ,adorei seu blog.
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Simeia, mas eu ainda sonho que isso irá mudar!

      Excluir
  3. Sempre digo que temos ótimos autores que estão aqui para serem descobertos ou até mesmo que já lançaram alguns livros, mas que não tem tantas oportunidades como os autores renomados da nossa literatura.
    Por que o Brasil não investe em escritores e na divulgação deles? Eles não estão nem investindo em educação quem dirá em literatura, isso é uma triste realidade.
    Concordo que deveria haver algum prêmio nacional para homenagear nossos escritores, mas enquanto isso não acontece, acredito que nós, blogueiros e leitores, deveríamos fazer a nossa parte e ajudar na divulgação desses talentos nacionais.
    Creio que a mudança deve começar pelos nossos hábitos de leitura, pois é mais provável termos 10 livros internacionais e 1 brasileiro na estante. E também mudar o pensamento de que os livros nacionais não prestam ou são caros demais, muitos livros internacionais são caros e ainda sim compramos eles.
    Enfim, suas palavras são verdadeiríssimas, mas também é verdade que a mudança deve começar pela gente. ;)

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar do Oscar literário ou do Codex, mas adorei os dois! De premiação literária, só estou mais familiarizada com o Jabuti!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tony! Como vai?
    Eu fiquei sabendo do Oscar Literário e do Codex de Ouro, e me pareceu muito interessante. Ano passado eu comecei a fazer uma "premiação" dos melhores do mês e juntar todos no fim do ano, tipo um... sei lá, os melhores do ano, mas aí não deu certo e eu parei. Acho isso tudo muito legal, e assim, o Brasil deveria investir mais nisso. Creio que se a população não tomar uma atitude, como a da blogueira, nunca teremos algo realmente significativo. O governo simplesmente não se importa.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tony. Então, acho que isso é algo bem complexo. Por exemplo, se formos falar de Paula Pimenta ou do Spohr veremos que ambos possuem uma quantidade imensa de livros vendidos e até já conseguiram lançar fora do país. Sei que não foi fácil, mas acredito que quando o autor se dedica e tem o principal que é escrever bem, ele vai se destacar. Acho que nossa literatura está cheia de talentos, resta que algumas pessoas tenham acesso.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo com você, mas quanto tempo demorou para eles chegarem? E outra coisa o número é tão pouco que se torna envergonhoso.

      Excluir
  7. Olá Tony!
    Acho uma crítica super válida.
    Realmente os livros não são valorizados de maneira adequada, nem no Brasil nem no mundo. Isso tem que mudar, precisamos de mais iniciativas como essas para evoluir! Adorei o post e concordo contigo!


    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia, hahaha incrível!

    http://inverso-mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee, visitando e seguindo =)
    Falou muito bem, particularmente eu amo a literatura nacional, minha prateleira tem um lugar reservado para eles, eu fico triste com a falta de divulgação nas grandes emissoras, mas de certa forma a literatura nacional está sendo reconhecida cada vez mais.
    Beliscões da Máh <3
    Blog

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS