20/03/2014

Dicas Literárias



A dica de hoje, não veio à tona. Depois de conversar com alguns escritores publicados e aspirantes a escritores, percebi que muitos deles sofrem deslizes ao escreverem suas histórias. Mas como seria esse deslize, ou melhor, esse ponto negativo na carreira de alguns escritores? 

Como todos sabem moramos em um país, seja ele pobre, rico, pequeno ou grande, é um país. E todo esse pedaço de terra pode ser aproveitado por nós escritores para ambientarmos nossos livros. 

O que notei em muitos aspirantes a escritores, claro que isso não serve para todos, mas pensando bem não seria bem mais fácil você escrever um livro ou um conto seja lá qual for o gênero literário que pretende escrever, se passando no seu país ao invés de cometer uma grande gafe? Creio que sim, por que a literatura, que muitos gostem ou não, ela é um espelho dos costumes de um povo. Quando se leva um livro de um país para o outro, sempre haverá algo novo naquele livro, mesmo a história sendo um romance qualquer, mas dentro daquele enredo terá algo diferente que aquele leitor estrangeiro irá identificar.


O motivo da construção dessa minha dica é para alertar aqueles que querem escrever algo, que a melhor maneira é escrever para o seu país. Ou seja, conte sua história se passando aqui no Brasil, e não nos EUA, França ou Inglaterra como muitos querem fazer, por que muitas vezes podemos cometer erros gravíssimos quando tentamos contar algo sobre um povo que na verdade só conhecemos pela internet ou pelos livros, tenha consciência que a melhor maneira de você conhecer um país é morando nele, não há outra alternativa. Então se você nem saiu do seu estado para outro, nem conheceu o seu país por que escrever um livro se passando na China ou na Finlândia! 

Muitos questionam dizendo que aqui no Brasil não tem isso, não tem aquilo, sim pode não ter, mas que escritor é você que não tem imaginação para criar o seu mundo? No mundo literário não existe fronteiras e nem regras do que você deve ou não deve escrever, então se aqui não tem o que você quer para seu livro, então invente, a imaginação é sua e você pode desenvolver e criar o que quiser. 

Agora claro, se você já viajou para algum país nem que seja por uma semana, garanto que você terá algo para contar e algo que você aprendeu, mas mesmo assim, você ainda não tem fundamentos completos para um romance. Então evite, valorize seu país, por que os leitores lá de fora, querem conhecer não só um livro, mas sim um novo povo diferente com costumes diferentes dos deles. Quantas coisas bonitas temos aqui, e somente aqui! Então eu acho que se você realmente quer conquistar um público lá fora com seus livros mostre inovação e não repetição.  

Deixe seu comentário. 
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

3 comentários:

  1. Oi Tony.

    Suas dicas são sempre muito boas e espero que muitos acatem elas.
    Parabéns por seu emprenho.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Acho muito legal quando vejo autores brasileiros que escrevem sobre as coisas do nosso país, com histórias que ocorrem em cidades brasileiras ou com coisas que envolvam em geral a nossa cultura. Como você mesmo falou é só usar a imaginação que dá pra criar excelentes histórias utilizando o nosso país como cenário.

    Abraço

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tony.
    Concordo com você em parte. Acho que os autores deveriam mesmo escrever o livro ambientado em seu país, mas o público aqui do Brasil está muito acostumado a ler livros ambientados em outros países, principalmente USA e England. Eu, por exemplo, quando li alguns livros nacionais que se passam aqui, achei estranho porque não estou acostumada. É algo assim: essas coisas só acontecem no exterior, não no Brasil. É um preconceito, eu sei, acho que é mais falta de costume, mas para mim é um pouco estranho..

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS