31/01/2014

Dicas Literárias





Construir um capítulo de um livro não é simplesmente ir dividindo sua história em partes. Se fosse assim, seria muito fácil escrever um livro e criar dezenas de capítulos, mas não é assim que a roda gira. Devemos ter em mente que ao criar uma história, aquele enredo não acontecerá de uma só vez, então é ai onde surgem os capítulos. 

Os capítulos poderão ser estruturados e divididos de acordo com o enredo criado por você. Mas como eu vou dividir meu enredo?

Antes de tudo você deve saber que uma história não acontece do dia para noite, até existem livros que ocorrem tudo em um dia em uma semana, mas nesse dia e nessa semana a história foi desenrolando aos poucos, e é nesse “pouco” que você irá formar os capítulos.

Pense em como sua história vai acontecer, como irão acontecer os fatos, e tente dividi-los em partes. Não coloque muitos fatos num único capítulo, a não ser que sejam os últimos, por que os primeiros capítulos sendo muito longos e com muita coisa acaba cansando o leitor. 

É obrigado todo capítulo ter um título?

Não. Isso é algo opcional, que vai de autor para autor, eu mesmo sempre gosto de colocar títulos nos meus capítulos quando estou escrevendo um livro em primeira pessoa, acho mais envolvente, mas nada impede de você colocar em um livro com narração em terceira pessoa. 

Enfim, na hora de você escrever um livro, lembre que sua história ocorre aos poucos, então é necessário a divisão dela em capítulos, coloque um toque de suspense no final de cada um, algo que o leitor fique com vontade de virar a página para continuar.

By Tony Ferr

Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

9 comentários:

  1. Oi, Tony.

    Parabéns por trazer super dicas para quem quer ser um bom escritor e ainda para que a leitura seja boa e muito agradável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu maior problema no inicio era saber quantas páginas um capítulo tinha que ter. E fiquei aterrorizado quando peguei um livro para ver e a média dos capítulos eram 35 páginas. Com tempo consegui perceber que isso era totalmente pessoa. E hoje meus capítulos podem ter de 3 a 20 páginas dependendo do que quero contar.
    E para me ajudar a estruturar sendo divido os livros em partes (3 a 5 partes normalmente). Isso me ajuda a ter um foco em cada parte e não sair dele. Dou sempre um inicio, meio e fim, mas os fatos abordados naquela parte, mas que fluem como um todo no geral. Isso me facilitou muito na hora de criar um enredo base para construir toda a estória

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, parabéns, eu estou escrevendo e guardando meus 'rabiscos', não sabia mto bem o que fazer, ajudou bastante
    To seguindo aqui e curti a fan Page flor, pode retribui?
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: http://goo.gl/hNmEGx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e fico feliz que tenha gostado, tenho outras dicas aqui mesmo no blog, vá nos marcadores e dê uma olhada, Vou seguir seu blog!

      Excluir
  4. Olá Tony!
    Adorei a dica, muito legal para a galera que quer se tornar um futuro escritor. Parabéns!!!
    Bjus
    Juh - Surtos Da Juleka

    Juh

    ResponderExcluir
  5. Oi Tony, essas são ótimas dicas!
    Os futuros escritores realmente deveriam ler isso.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei das suas dicas, escrever qualquer coisa e difícil e precisa de um minimo de técnica, mas escrever um livro tem que ter muitas alem de criatividade.

    Louca Escrivaninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lé pimenta seja bem-vinda!

      Excluir
  7. Oiee, estou escrevendo meu livro de fantasia e adorei suas dicas, eu não sabia como dividir em capítulos, o meu problema é que o livro é rápido e dentro de uma pagina acontecem vários acontecimentos, então procurarei separar os mais importantes para não ficar cansativo, abraços

    ResponderExcluir

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS