11/01/2014

Dicas Literárias




Bem, antes de tudo, você deve ter em mente o que realmente quer escrever, não adianta dizer: “Quero escrever um livro!” e simplesmente ligar o computador, ou pegar um bloco de folhas e começar a redigir qualquer história. Lembre, escrever um livro é um projeto que você precisa organizar suas ideias, preparar como irá distribui-las em capítulos e como será o enredo do livro.

Uma boa solução para isso, geralmente é utilizado por grandes autores (até mesmo por mim que sou um pequeno autor, rs), é fazer um pequeno roteiro da sua história. Mas como fazer isso? É trabalhoso, mas não é impossível de realizar, ainda mais quando você terá uma direção de como prosseguir sua história e não se confundir colocando fatos e repetições em vários capítulos. Mas isso não será uma história toda programada? Não é melhor deixar que as ideias venham na mente para eu escreve-las? Sim, também é bom, mas caso você escreva toda a história e chegue ao final e não saiba mais para onde levar aqueles personagens, como acontece com muitas pessoas, o que você vai fazer? Por isso sempre é bom um roteiro para lhe orientar.


Como devo fazer isso:

1. Coloque em uma folha de papel, ou em algum documento do word de que se trata o livro. Vai ser um romance, fantasia, ficção, suspense ou terror?

2. Como a história está escrita em sua mente? Você só pensou no começo do livro, pensou em toda a história? Isso você deve anotar destacando duas ideias, para deixar de forma clara do que se trata.

3. Quais serão os personagens centrais desse livro? Um casal? Vários personagens? Tudo isso você já deve ter em mente, para que ao começar seu livro você não comece a criar personagens do nada.

4. Escolha os nomes dos seus personagens, quais características eles terão, personalidades, desejos e principalmente o seu destino naquela história, claro que isso pode ser alterado no decorrer da história, mas sempre é bom colocar a “função” daquele personagem naquele livro para que você possa começar seu projeto estruturado.

5. Tente fazer um resumo do que irá acontecer em cada capitulo do seu livro, isso você não irá fazer do dia pra noite é claro, mas será indispensável para que ao começar a escrever seu livro você saiba o que irá vir após aquele capítulo que você acabou de desenvolver.

6. Após criar e estruturar todos os capítulos do seu livro, vc deve fazer uma leitura e ver se realmente aquilo que você escreveu é sua história, aquela que você imaginou. Por que a história, primeiro nasce em sua mente, o que vai para o papel é apenas o resultado da sua imaginação. Então verifique seu roteiro lendo e relendo, antes de finalmente começar a escrever.

7. Tenha sempre um dicionário de sinônimos e de verbos junto de você. Essas ferramentas são indispensáveis no trabalho de um bom escritor, eu costumo sempre deixar aberta uma página com um dicionário de sinônimos online, para facilitar.

8. Com tudo estruturado e planejado, você deve começar a criar sua história. Dar vida aqueles personagens, formar as cenas que tanto sua mente lhe mostrou, coloque todas as palavras que vierem na mente, sem medo de escrever parágrafos com erros, por que após a escrita de cada capítulo eu aconselho o autor a dar uma lida, no que foi escrito e ver o que criou. Com esse planejamento você conseguirá finalizar uma obra sem medo algum. A cada livro que você for escrevendo, você verá que certos passos como esses não serão mais necessário segui-los, por que sua mente já está com todo o roteiro feito, precisando apenas que ele seja escrito.


Espero que tenham gostado. Saibam que isso é uma dica para ajudar aqueles autores iniciantes que muitas vezes se sentem perdidos na hora de escrever, até eu mesmo sigo, por que sempre é bom criar algo planejado, não acha?



Por Tony Ferr
Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS